Cubo Arquitetura
Reforma de casa sem arquiteto: erros mais comuns
Atualizado: 2 de mar. de 2021
Você já está cansado de saber que uma reforma de casa não é tarefa simples de ser executada, certo? Existem diversas etapas a serem cumpridas para que a obra saia de acordo com o planejado e esperado, por isso é necessário contar com profissionais da área.

Entretanto, muitas pessoas pensam em reformar a casa gastando pouco e acreditam que deixando de contratar um arquiteto alcançarão esse objetivo, mas estão se enganando.
Uma reforma sem arquiteto pode causar diversos problemas difíceis de serem solucionados pelo proprietário, inclusive gastos financeiros inesperados.
Se você quer reformar a sua casa e pensou em não contratar um arquiteto para economizar, continue a leitura, saiba como eles podem te ajudar e confira quais são os erros mais comuns em reformas de casa sem um arquiteto.
1 – A falta de um projeto

O primeiro, e provavelmente o erro mais comum em reformas de casa, é a falta de um projeto desenvolvido por um arquiteto. Essa etapa é mais do que essencial para que uma obra seja executada da maneira correta.
Infelizmente é muito comum encontrar pessoas que não dão o devido valor e importância a essa etapa, pois acreditam que contratar um arquiteto para desenvolver um projeto apenas encarece a obra, o que na verdade é um pensamento equivocado.
Fazer a reforma da casa com um projeto proporciona tranquilidade e segurança ao proprietário.
Uma vez que todos os pontos foram estudados e planejados, os construtores sabem exatamente o que deve ser feito e como a obra deve ser entregue, evitando assim imprevistos e estresse.
Com um projeto elaborado por um arquiteto a obra é executada com segurança, qualidade, precisão e organização, gerando assim economia, tranquilidade e satisfação ao proprietário da casa.
2 - Não ter um planejamento/cronograma
Outro ponto que pode tirar o sono de quem está passando por uma reforma de casa são os prazos de entrega. Sim, ao realizar uma obra sem o arquiteto, é muito comum que prazos não sejam seguidos à risca e que pontos que seriam executados de forma rápida, demorem para serem concluídos.
Com um arquiteto ao seu lado durante a reforma você terá um planejamento no qual saberá cada uma das etapas a serem realizadas. Esse ponto é muito importante, pois com esse conhecimento você sabe quais e quando determinados materiais devem ser comprados, evitando assim que estraguem ou que você não tenha espaço suficiente para estocá-los.
Além disso, o arquiteto tem conhecimento necessário para elaborar um cronograma com prazos reais, afinal ele sabe quanto tempo cada etapa de uma obra leva para ser concluída.
3 - Escolha errada de materiais
Escolher materiais de construção para a reforma de casa é uma das etapas na qual as pessoas mais erram, pois acham que podem economizar, mas a longo prazo essas escolhas podem custar muito caro.
É super comum ver pessoas querendo reformar a casa gastando pouco e para isso escolhem os materiais mais baratos do mercado para serem utilizados. Não são todos, mas muitos desses materiais não possuem alta qualidade ou durabilidade, o que pode causar prejuízos no futuro.

Materiais não duradouros ou de baixa qualidade podem criar muitos problemas, como uma nova reforma a curto prazo e até mesmo acidentes durante a obra.
Para escolher materiais de construção de boa qualidade e sem gastar muito é necessário conhecer uma grande variedade de marcas disponíveis no mercado, contar com bons fornecedores e claro, saber avaliar a qualidade de cada uma em relação ao seu preço.
É nessa etapa que o arquiteto entra para te auxiliar. Ele possui conhecimento de mercado e sabe identificar os materiais mais adequados para cada situação, além de avaliar o custo-benefício de cada um proporcionando mais segurança para a obra e te ajudando a economizar, evitando gastos desnecessários.
4 - Instalações elétricas e hidráulicas de baixa qualidade
As instalações elétricas e hidráulicas são um ponto muito delicado nas obras, pois são elas as responsáveis pela distribuição correta de eletricidade e água em toda a residência. Quaisquer erros nessa etapa podem gerar grandes prejuízos para serem corrigidos no futuro.

Fazendo a reforma de casa com um arquiteto você tem a segurança de que os projetos hidráulicos e elétricos serão desenvolvidos com cautela e cuidado, além de claro, instalados da maneira correta pelos profissionais contratados para a realização da obra.
Quando instalações elétricas ou hidráulicas são feitas da maneira errada, com baixa qualidade, podem causar grandes prejuízos, mas pior ainda é que podem causar acidentes graves, por isso é uma etapa que deve ser levada muito a sério no projeto.
Contar com um profissional nesse momento é extremamente importante.
5 – A falta da regularização
A regularização da obra é uma etapa que em muitos casos passa despercebida pelos proprietários que optam por fazer a reforma de casa sem um arquiteto. Isso acontece, pois muitos ficam focados na parte da construção, materiais, mão-de-obra e se esquecem de que uma obra também possui uma parte burocrática.
Esses documentos são de grande importância para que tudo seja feito de forma regularizada, evitando assim problemas legais com terceiros, como órgãos municipais, por exemplo.
O arquiteto sabe exatamente o que fazer com cada um dos documentos, em quais partes eles são necessários, onde devem ser entregues, para que servem, enfim, estão preparados para lidar com toda a burocracia da obra, permitindo que você possa relaxar e ficar tranquilo quanto a toda documentação.
6 - Orçamento estourado
Como já citamos, a reforma de casa realizada sem o arquiteto pode gerar muitos gastos imprevistos ao proprietário. Isso pode acontecer por diversos pontos, desde os materiais comprados e documentações não feitas, até os profissionais contratados.
Ao fazer uma reforma sem arquiteto, se você não está satisfeito com alguma etapa já finalizada, deve pagar novamente aos construtores para refazerem todo o trabalho, gerando assim gastos extras e atrasando a entrega final.
Além disso, comprar materiais de construção sem um arquiteto pode fazer com que você gaste mais também. O profissional tem contato com bons fornecedores, sabe quais empresas pode indicar, quais são boas e em determinadas situações pode até mesmo conseguir condições especiais para a compra.
Precisa de ajuda na reforma da sua casa?
Reformar a casa gastando pouco não é uma tarefa simples, por isso você deve contar com os melhores profissionais nesse momento tão importante. O escritório Cubo Arquitetura possui uma equipe experiente e qualificada para o desenvolvimento e acompanhamento de sua obra.
Você pode conhecer nossos projetos clicando aqui. Para saber mais sobre nossa equipe clique aqui, temos certeza que podemos formar uma parceria única.
Quer conferir mais conteúdos como esse? Acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais:
Instagram: @cubo_arquitetura
Facebook: /cubo.arq.br
Pinterest: /cubo_arquitetura