top of page
  • Foto do escritorCubo Arquitetura

Quais são os tipos de pisos e como escolher o seu: guia completo

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Escolher o piso para sua casa ou apartamento não é uma tarefa tão simples. Existem diversos tipos de pisos que podem ser usados no projeto e cada um deles possui características específicas que se adequam melhor a determinados ambientes.



Mantenha a calma, se você não sabe como escolher um piso de qualidade que combine com o projeto de decoração do seu lar, nós iremos te ajudar! Nesse artigo falaremos quais são os tipos de pisos e como escolher o seu. Continue a leitura e aproveite as dicas.


Quais são os tipos de piso?


Existe uma infinidade de tipos de pisos no mercado, com cores, formas, texturas, tamanhos e preços diferentes. Saiba quais são os mais conhecidos e mais utilizados em obras.


  • Cimento queimado

Esse tipo de piso surgiu a partir da técnica na qual se cimentava o chão e queimava-o em seguida para deixá-lo liso. O processo evoluiu e hoje é feito de forma com que não fiquem rachaduras e “embarrigamentos” no piso.


O cimento queimado é muito utilizado em ambientes com estilo industrial e rústico, devido a sua aparência de inacabado. Além disso, sua aplicação é super fácil e possui um baixo custo, porém é importante que a execução seja realizada por mão-de-obra experiente.


  • Cerâmica

Com uma variedade enorme de tamanhos, cores e padronagens, as cerâmicas são peças feitas de argila e areia com menos pedras em sua composição, o que as tornam opções mais baratas que o porcelanato, mas isso não significa que possuam qualidade inferior, já que são ótimas e muito utilizadas em obras.


São resistentes à água e versáteis, uma vez que podem ser utilizadas tanto em ambientes internos, quanto externos.


  • Porcelanato

O porcelanato é feito a partir de uma mistura de argilas, quartzos e outros materiais que o torna bem mais resistente e consequentemente mais caro. Existem 3 tipos de porcelanato: o natural (sem polimento, com aparência mais rústica); o esmaltado (com fina camada de esmalte, com aparência e textura mais lisa que o natural); o polido (extremamente liso e brilhoso).


Basicamente a diferença entre os tipos de porcelanato são as texturas e a intensidade do brilho da superfície, além das opções de cores, é claro. Esse tipo de piso é muito usado em projetos, pois além de fácil manutenção, também pode ser instalado em áreas molhadas, como lavanderias, cozinhas e banheiros.



Os porcelanatos permitem uma junta menor e mais fina que os pisos cerâmicos, aumentando a sensação de continuidade. É um material ótimo para deixar projetos muito mais sofisticados e elegantes.


  • Mármore

É um material natural constituído de calcita, um dos componentes do calcário.


É um tipo de piso frio extremamente luxuoso, proporcionando muita elegância aos ambientes em que são instalados, contudo possui baixa resistência a impactos e determinadas soluções ácidas, além de serem altamente absorventes, manchando com facilidade.


Existe uma variação de cor e textura muito grande no mármore.


  • Granito

Assim como o mármore, o granito também é um material natural que traz muita elegância e luxo para projetos. A grande diferença é que, além de ser mais resistente, pois é um material com maior dureza, podendo ser aplicado em locais com grandes fluxos de pessoas, às vezes é mais barato. O granito também apresenta uma grande variação de cor e textura.



  • Ladrilhos hidráulicos

São um tipo de piso feito em um processo bastante artesanal, no qual peças de cimento são banhadas várias vezes para serem desenhadas com um molde de ferro em várias cores. Pelo longo processo de fabricação, são um pouco mais caros que outros tipos de piso.


Os ladrilhos hidráulicos são ótimas opções para projetos mais ousados, criativos e personalizados. Pessoas que gostam de cores e estampas irão se apaixonar por esse tipo de piso. Contudo, por ser mais caro, muitas vezes não é utilizado em obras, mas existem muitas cerâmicas e porcelanatos que imitam a aparência de ladrilhos hidráulicos.


  • Piso laminado

Os tipos de pisos laminados são muito utilizados em ambientes internos com pouca circulação como quartos, pois é feito de MDF coberto de laminado melamínico, ou seja, por ser de madeira não é resistente à água.


Os pisos laminados são ótimos para deixar ambientes mais aconchegantes e confortáveis, além disso são fáceis de serem instalados.


  • Piso vinílico

Estes são placas de PVC, mas com uma superfície que imita madeira. Os tipos de pisos vinílicos são opções muito utilizadas para substituir os laminados, pois possuem boa resistência à água e ainda podem ser aplicados em cima de revestimentos existentes com cola especial e sem causar problemas em relação à altura, uma vez que contam com apenas 2mm de espessura.

O piso vinílico proporciona bastante conforto térmico e acústico ao ambiente, além de serem super resistentes a manchas.


  • Assoalho de madeira

Normalmente esse tipo de piso é feito com madeira de lei, ou seja, uma madeira nobre que é muito mais resistente, por isso é um dos pisos mais caros do mercado. São super luxuosos e proporcionam muito conforto aos ambientes, além de combinarem com estilos diversos de decoração.


  • Tacos e parquês

Os tacos e parquês são tipos de pisos de madeiras. Literalmente são placas de madeira encaixadas de forma padronizada com uma camada de verniz por cima para dar resistência e brilho. São muito utilizados em projetos mais intimistas, para deixar ambientes mais aconchegantes e dão um toque retrô as obras.



  • Pisos cimentícios

São um tipo de piso feito à base de concreto e pedras naturais. São duráveis e super resistentes ao sol e a chuva, por isso são bastante indicados para áreas externas e possuem um ótimo custo-benefício. Assim como o cimento queimado, é ótimo para projetos com design mais rústico e industrial.



Quais são os tipos de rodapés?


O rodapé é o acabamento colocado na parede para dar o toque final no acabamento do piso. Além de proteger as paredes da sujeira, facilita muito a limpeza. Os tipos de rodapés mais utilizados são:


  • Piso: em muitos projetos o rodapé é feito com o próprio piso do ambiente.

  • Madeira: geralmente são feitos de madeira maciça para ter maior resistência. Contudo, com o surgimento do poliestireno, perderam força no mercado.

  • Poliestireno: parecem madeira, mas na verdade são feitos a partir de uma mistura de polímeros e isopor resistentes à água. Além disso, possuem fácil aplicação e um preço acessível.

  • Granitos e mármores: são feitos com as pedras de granitos e mármores.


Quais são os pisos mais recomendados para apartamentos pequenos?

Ao realizar a obra de um apartamento, um dos pontos mais difíceis de ser definido é: qual tipo de piso utilizar no projeto? São várias opções, cada uma com suas características, prós e contras.


A escolha depende do seu gosto, mas também da proposta de decoração, utilidade e finalidade dos ambientes. O item “segurança” também é fundamental, uma vez que, apesar da preferência pessoal, alguns tipos não são indicados para determinados locais.


Outra dica para integrar os espaços, é usar o mesmo piso em todos os ambientes.

Escolher pisos em cores claras também é uma ótima opção para quem deseja ampliar os ambientes.



Existem alguns tipos de pisos mais utilizados para apartamentos pequenos, são eles:


  • Piso Vinílico: muito resistentes, possuem alta durabilidade, fácil manutenção e limpeza. Além disso, a instalação é prática e o piso possui alta absorção do som, ajudando a evitar ruídos, o que é muito importante para quem mora em apartamentos.

  • Piso Laminado: deixam os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, contudo são menos resistentes, por isso não são indicados para locais com muita incidência solar, umidade, além de não serem indicados para pessoas que possuam animais de estimação.

  • Madeira Cumaru: possui ótima qualidade e resistência. Por ser uma madeira brasileira, tem preço acessível e é encontrado com facilidade no mercado.

  • Cimento queimado: utilizado em projetos com estilo industrial e rústico, são resistentes e possuem instalação rápida.

  • Porcelanatos: são ótimos para serem usados em áreas secas e molhadas. dão um toque de sofisticação, mas é preciso ficar atento ao tipo, pois porcelanatos polidos não são indicados para área molhadas, por ficarem escorregadios. Possuem uma variedade de textura, brilhos e cores.


Como escolher pisos e revestimentos para o seu lar?


Decidir quais serão os pisos e revestimentos para os ambientes da sua casa ou apartamento não é uma tarefa simples devido a vasta quantidade de opções oferecidas pelo mercado, por isso existem algumas dicas que você pode levar em consideração na hora da escolha, confira:


  • Avalie o ambiente

O primeiro passo para atentar-se ao escolher o piso e revestimento para seu lar é fazer uma avaliação do ambiente e entender as necessidades de cada um deles. Por exemplo, ambientes internos e externos possuem especificações diferentes devido a questões como resistência a umidade, capacidade antiderrapante, etc. Além disso, ter animais de estimação, também será um fator importante a considerar na hora da escolha.


  • Atenção à durabilidade

Esse é um dos pontos que você mais deve se atentar a escolher um piso ou revestimento para seu lar. Tenha em mente se você quer manter esses itens por muito tempo ou pretende trocá-los após um período, pois alguns pisos e revestimentos precisam de manutenção regularmente, enquanto outros não.


  • Confira a porosidade e resistência do piso

Porosidade é uma característica ligada à capacidade de absorção de água do material, o que está diretamente ligado à resistência do piso. Quanto mais impermeável um piso for, mais resistente ele é. Os pisos feitos com materiais mais porosos possuem maior absorção de água, e isso interfere em outras propriedades deles, como a resistência às cargas e ao desgaste, por exemplo.


Outro ponto importante é a resistência à abrasão, característica ligada ao desgaste que o material suporta perante o atrito com objetos e do tráfego de pessoas no ambiente.

Geralmente o fabricante indica o índice da resistência dos materiais. Lembre-se, para áreas com maior tráfego de pessoas é recomendado um piso com maior resistência à abrasão.


  • Pense na temperatura do piso

Existem dois tipos de pisos, os frios e os quentes. Como os nomes já indicam, os frios refrescam os ambientes enquanto os quentes esquentam.


Os pisos frios são: cerâmica, porcelanato, mármore, granito, ladrilho hidráulico e cimento queimado. Normalmente também são recomendados para ambientes externos e áreas mais úmidas, devido sua durabilidade e praticidade, mas claro, também são muito utilizados em áreas comuns da casa. Cozinhas, banheiros, halls e áreas externas ficam ótimas com pisos frios.

Já os quentes são: pisos vinílicos, laminados, tacos e parquês, etc. Normalmente são recomendados para ambientes internos que devem ser mais aconchegantes e confortáveis, como quartos, escritórios e salas de estar.

  • Lembre-se da limpeza e manutenção

Cada tipo de piso possui sua especificidade, por isso esteja atento a isso na hora de escolher. Opte por um piso que possua cuidados de limpeza que se encaixem na sua rotina.



  • Claro, não se esqueça da estética

Sim, a estética também é um fator importante na hora de escolher um piso ou revestimento para sua casa, afinal você os verá todos os dias. Existe uma variedade enorme de materiais no mercado, por isso tenha em mente o que quer transmitir na decoração da casa para que as escolhas sejam harmônicas. Evite misturar muitos materiais diferentes, isso pode poluir o ambiente.


Contrate um profissional capacitado!


Agora que já conhece os tipos de pisos, basta começar a pesquisar e ver com quais opções mais se identifica e qual a melhor escolha para sua casa. Saiba que não precisa fazer todo esse trabalho sozinho, você pode contar com profissionais preparados para lidar com essa situação, para te ajudar na busca pelas melhores opções e auxiliar na escolha perfeita.


O escritório Cubo Arquitetura conta com uma equipe preparada, com anos de experiência no mercado, pronta para te ajudar nessa missão tão importante. Saiba mais sobre nossos profissionais clicando aqui e aproveite para conferir nossos projetos clicando aqui.


Temos certeza de que podemos te ajudar a montar a casa dos sonhos. Entre em contato com a gente clicando aqui.


Quer conferir mais conteúdos como esse? Acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais:

Instagram: @cubo_arquitetura

Facebook: /cubo.arq.br

Pinterest: /cubo_arquitetura





449 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page