top of page
  • Foto do escritorCubo Arquitetura

O que é automação residencial e seus benefícios

A automação residencial já se tornou uma realidade na arquitetura contemporânea, ainda mais quando falamos de projetos residenciais. Por isso, nesse artigo explicaremos o que é automação residencial e quais são seus benefícios, para que você conheça mais sobre essa nova forma de morar, as famosas casas inteligentes.



O que é e como funciona a automação residencial


Pode parecer complicado de entender, mas não é! Automação residencial nada mais é do que o uso da tecnologia para que aparelhos residenciais funcionem de forma automatizada. A partir de sistemas inteligentes, é possível conectar e integrar os aparelhos em uma central controladora e programá-los para que funcionem a partir de comandos pré-estabelecidos pelos moradores.


Esses aparelhos podem ser comandados por meio de uma interface, como smartphone, tablets e outros.


Com os dispositivos integrados e conectados, o morador consegue programar diversas ações para qualquer um deles. A proposta da automação residencial é facilitar o dia a dia do morador, oferecendo mais conforto, segurança e sustentabilidade.



Diferenças entre casas conectadas e inteligentes


Um ponto que confunde as pessoas são as casas conectadas com as casas inteligentes. Sim, elas possuem semelhanças, já que ambas utilizam a internet para interligar seus dispositivos, e muitas vezes confundem quem está procurando por automação.


Uma casa conectada permite controlar diversos dispositivos por meio de aplicativos dos aparelhos ou assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon, ou a Siri da Apple.


Já uma casa inteligente utiliza o mesmo conceito de dispositivos conectados a uma rede, mas neste caso, o ambiente irá executar as ações sem a necessidade de comandos em tempo real do morador, seja de voz ou pela interface de aplicativos.


Para que isso aconteça, é necessário integrar os aparelhos a uma central controladora para que funcionem a partir de comandos pré-configurados com base nos gostos e necessidades dos moradores da casa.


Essa pré-configuração pode ser, por exemplo, para que em um determinado horário as luzes se acendam e as cortinas se abram.



O que é possível fazer com a automação residencial?


Com a automação residencial é possível realizar uma grande variedade de tarefas comuns do dia a dia estando longe de casa, o que torna a rotina muito mais prática.

Hoje, os itens de automação mais buscados, que auxiliam os moradores a ganharem mais tempo e conquistar mais bem-estar são:


  • Lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes são itens super requisitados na automação residencial, pois mesmo que pareçam simples detalhes, elas auxiliam na transformação de ambientes e no bem-estar dos moradores.


Através das lâmpadas inteligentes é possível valorizar a decoração de cada cômodo, com iluminações diferentes para cada ocasião, além de personalizar as luzes dos quartos, criando um ambiente muito mais adequado e confortável para a hora de dormir ou acordar.

Outro ponto interessante das lâmpadas inteligentes é a segurança que proporcionam, uma vez que é possível programá-las para acenderem em horários pré-determinados, nos quais você está fora de casa ou antes de chegar.


Além disso, garantem maior economia de energia, uma vez que é possível monitorar em tempo real quais lâmpadas estão acesas e programar o desligamento delas em horários específicos.


  • Controle de temperatura

Automatizar o controle de temperatura dos aparelhos de ar-condicionado de cada ambiente é sinônimo de mais conforto para o seu dia a dia. Por meio de sistemas de automação, por exemplo, é possível programar um horário para que seu aparelho seja ligado e desligado automaticamente todos os dias.


Além disso, a temperatura pode ser controlada no momento em que o ambiente atinge um nível pré-estabelecido, podendo ser aquecido ou resfriado. Dessa forma, a temperatura sempre estará no nível desejado do morador.


  • Sistemas de segurança

Outro ponto muito vantajoso da automação residencial é a segurança que ela pode proporcionar. Através dos sistemas inteligentes, é possível monitorar em tempo real a casa e seus arredores através de câmeras de segurança. Em casos de atividades suspeitas, são enviadas notificações para o celular do proprietário, e quando necessário, equipes de segurança se direcionam a residência para resolver os problemas.


Além disso, como já citamos, com a automação é possível programar ações na casa quando você está ausente, para que do lado de fora, pareça que os moradores estão em casa, diminuindo assim as chances de atividades criminosas acontecerem.


  • Controle de monitoramento de vazamentos

Vazamentos de água podem gerar grandes despesas e dores de cabeça. Com os sistemas inteligentes, é possível instalar sensores de vazamento de água, que são utilizados para detectar problemas logo na fase inicial, fazendo assim com que sejam solucionados antes de se tornarem maiores e mais difíceis de serem sanados.


Esses sensores, normalmente instalados em canos ou em áreas que contam com encanamentos de água como o banheiro e áreas de serviço, emitem um alarme e desligam automaticamente o registro de água ao detectarem atividades fora do comum.



Conheça os benefícios da automação residencial


Já citamos o que pode ser feito com a automação residencial e essas atividades por si só, já são grandes vantagens. Contudo, casas inteligentes proporcionam muitos benefícios aos moradores, e os principais são:


  • Conforto

O conforto proporcionado pela automação residencial é incomparável, afinal permite que você monitore, gerencie e controle equipamentos e sistemas dentro ou fora de sua casa. Você pode controlar luzes, ar condicionado, janelas, portas, TV, tornando o dia a dia muito mais prático e confortável.


  • Segurança

Segurança é essencial para viver bem e com a automação residencial sua casa será sempre monitorada. Você vive com a segurança de que se algo fora do comum acontecer, alarmes serão acionados e você será notificado imediatamente, podendo tomar todas as medidas necessárias. Uma casa inteligente é a solução perfeita para manter sua família e bens devidamente protegidos.


  • Economia

Sim, você garante mais economia de energia e água com a automação residencial, uma vez que através desse sistema você possui diversas maneiras de controlar e medir o consumo de cada um desses itens.


  • Eficiência e sustentabilidade

Ao programar determinadas atividades domésticas é possível gerar uma casa muito mais sustentável. Isso acontece devido ao fato de controlar a iluminação, a temperatura, as janelas, a irrigação do jardim, todos pontos, que quando bem programados auxiliam na economia financeira, como citamos acima, além da boa gestão dos recursos naturais.



Como um arquiteto pode te ajudar na automação residencial


Ao automatizar sua casa, contar com um arquiteto é fundamental para o processo. Um projeto de automação residencial, para que seja assertivo e mais proveitoso possível, deve estar em total harmonia com o projeto arquitetônico e de interiores, e é o arquiteto quem vai avaliar a viabilidade de cada desejo do cliente.


Sempre que possível, tente prever a automação antes da obra ser realizada, dessa forma o arquiteto projetará sua casa para comportar os sistemas da melhor forma possível, a fim de otimizá-los e fazer com que a experiência e funcionalidade deles seja a mais adequada.



Quer automatizar sua casa? Conte com o Cubo Arquitetura para participar desse projeto com você e criar a harmonia perfeita entre a arquitetura da sua residência e os sistemas de automatização.


Clique aqui para conhecer nossos projetos. Acompanhe nosso blog para ler mais dicas como essas e no siga também nas redes sociais.


Instagram: @cubo_arquitetura

Facebook: /cubo.arq.br

Pinterest: /cubo_arquitetura


124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page