top of page
  • Foto do escritorCubo Arquitetura

Estética e funcionalidade: fachadas residenciais

A fachada é o elemento arquitetônico que proporciona o primeiro contato das pessoas com a residência. São compostas por elementos capazes de imprimir o estilo arquitetônico, que além da estética devem proporcionar funcionalidade, segurança e conforto ambiental. Além disso, precisam estar em harmonia e conectada com o conceito amplo do projeto.


Quando se fala em fachada, é comum pensar, em primeira mão, na fachada frontal, que geralmente é a principal. Mas, não se pode esquecer que as edificações possuem várias fachadas, e que elas precisam ser pensadas em conjunto.


A importância estética da fachada no estilo arquitetônico:


Ao projetar uma residência comunicamos um determinado estilo arquitetônico e por isso, precisamos considerar alguns princípios relacionados ao equilíbrio, simetria, proporção, volume, função, entre outros.

A junção desses fatores faz com que o bom resultado estético da fachada seja naturalmente criado, sem a necessidade de adornos excessivos para enfeitá-la.


Utilizar muitos revestimentos e volumes diferentes em um projeto, faz com que o resultado fique visualmente carregado, ou até mesmo, marcado por tendências ou elementos que estão em alta em um no momento específico, ficando ultrapassado com o tempo.


Muitos desses excessos, são usados com o intuito de causar impacto, mas também com o objetivo de esconder falhas e más soluções de distribuição espacial, fluxo e setorização propostas na planta baixa. O resultado são obras cujas fachadas têm formas e volumes desconexos da planta baixa, como se planta e fachada tivessem sido projetadas de modo desarticulado.


As fachadas com estilo arquitetônico contemporâneo e moderno expressam a famosa frase “menos é mais”, sem deixar de lado a estética e a funcionalidade.


Fachadas modernas e contemporâneas apresentam em sua concepção a preocupação em aliar a estética à funcionalidade dos elementos projetados, o uso de técnicas que priorizam a iluminação e ventilação naturais, preferência de materiais naturais, traços, formas e volumes, em geral, simples e retos.



Fachadas residenciais: conheça suas funções


As fachadas residenciais, quando bem projetadas, são capazes de cumprir algumas funções importantes, para garantir a habitabilidade de qualidade do imóvel São elas:


  • Vedação e estanqueidade


A vedação e estanqueidade são importantes para a proteção da residência contra agentes externos, como água e umidade. A estanqueidade, por exemplo, confere a impermeabilização da fachada, garantindo que a passagem da água não ocorra para o lado interno do imóvel, causando problemas futuros.


  • Isolamento acústico


O isolamento acústico gera conforto aos moradores, pois diminui a passagem de ruídos externos para o ambiente interno. Ele é realizado a partir de soluções e de escolhas corretas dos materiais que irão compor o projeto da fachada.


  • Isolamento térmico


Os materiais utilizados na fachada também são importantes para proporcionar o isolamento térmico, contribuindo para o conforto dos moradores e para a valorização do imóvel. Além disso, podem exercer um papel importante em relação à sustentabilidade, em especial quando são projetadas com o objetivo de garantir o conforto ambiental e minimizar os impactos ambientais da construção



O estilo Cubo Arquitetura de fachadas


O escritório Cubo Arquitetura considera a fachada como o principal elemento arquitetônico que precisa dialogar com o conceito amplo do projeto, como o desenho da planta baixa, a implantação da construção no lote, a distribuição dos ambientes, entre outros.

Ao projetar uma fachada, a equipe Cubo Arquitetura prioriza priorizamos critérios como: proporção, volumes geométricos, linhas retas, traços simples que fazem evidenciar o conjunto e os materiais empregados.



Conheça os projetos exclusivos Cubo Arquitetura:



Casa DJ_05


O grande elemento definidor da fachada desta casa é o pórtico que forma o volume da garagem e emoldura o painel de madeira em "L", dando destaque em primeiro plano e demarcando o acesso social à casa. Na volumetria, predominam as linhas retas, os volumes puros e a proporção com a escala humana.


Os degraus de acesso ao hall social, juntamente com o painel amadeirado, criam a ideia de suspense e curiosidade ao observador.


O rasgo na laje da garagem dá a sensação de cheio e vazio, ao mesmo tempo que traz a iluminação natural para o ambiente da sala. O jardim a frente da janela e sob o rasgo fica responsável pela humanização e integração do elemento verde e natural aos espaços.


Aquilo que podia ser frio e impessoal, pelo emprego das cores claras e sóbrias, torna-se acolhedor e convidativo quando somado ao emprego da madeira, presente tanto no painel como no forro da garagem.



Casa Alba


A Casa Alba é um projeto contemporâneo, com linhas retas, detalhes concisos e escolha criteriosa de materialidades, que imprime modernidade.


A garagem com marquise metálica em balanço dá amplitude a este espaço, confere leveza e permite ter um amplo visual do painel em vidro leitoso com desenho personalizado, que integra as portas de entrada social e de serviço.


O forro de madeira com iluminação indireta traz um toque de acolhimento.



Casa RB_13


O projeto da Casa RB_13 é composto por uma fachada de linhas retas, marcada pela horizontalidade e de proporções que se aproximam da escala humana: esse foi o objetivo desta residência! Sem rebuscamento na volumetria das formas construídas, o jardim vertical natural em contraste com o painel ripado de madeira cumaru, juntos, ganham destaque, conferem uma riqueza visual singular e se tornam elementos convidativos e acolhedores.



Casa Horizonte


Projetada para um casal, a Casa Horizonte tem como premissa a criação de um projeto que tivesse uma sacada para a apreciação da vista a partir do lote.


Com linhas retas e sutis, sua concepção parte de um monobloco trabalhado com dois materiais que reforçam a identidade do projeto, a madeira e o elemento vazado metálico, criado a partir de tiras verticais e larguras variadas.


No térreo, uma característica marcante na fachada é o grande vão com 10m de largura que se abre para a rua, criando uma espécie de grande hall que acolhe o usuário.



Casa DM_15


Localizada em um condomínio, o projeto dessa residência priorizou o uso de formas retas e uma planta funcional. A fachada é composta por dois volumes bem definidos, o hall social e a garagem, sendo o primeiro mais alto para acentuar sua importância na fachada.


O revestimento em madeira natural no hall camufla a porta de entrada principal e demarca esse acesso, junto com a iluminação pontual distribuída na laje.




O escritório Cubo Arquitetura conta com profissionais com anos de experiência no mercado e realizam projetos exclusivos, que aliam estética e funcionalidade.


Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe: cubo.arq.br


Aproveite e nos siga também nas redes sociais:


Instagram: @cubo_arquitetura

Facebook: /cubo.arq.br

Pinterest: /cubo_arquitetura

1.103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page