top of page
  • Foto do escritorCubo Arquitetura

Banheira, spa ou ofurô: qual a diferença e como escolher?

Imagine ter em casa um espaço especial para relaxar e descansar, onde você possa recarregar as energias e praticar o autocuidado. Bom demais, não é? A instalação de uma banheira, spa ou ofurô é ideal para isso.


Neste artigo vamos explicar a diferença entre eles e dar dicas de como escolher o ideal para sua casa. Continue a leitura e aproveite.





Diferenças entre banheiras, spas, ofurôs


Mesmo que pareçam iguais, as banheiras, spas e ofurôs contam com características diferentes, que os tornam ideais para ocasiões específicas.


Por isso, antes de montar o seu espaço de relaxamento em casa, é ideal conferir as diferenças de cada um para escolher o modelo que se integre da melhor forma. Abaixo nós listamos as diferenças entre cada um. Confira:

  • Banheiras

As banheiras são itens mais tradicionais, normalmente localizadas em banheiros e salas de banho, com capacidade para um ou no máximo duas pessoas. Tradicionalmente utilizadas para imersão, hoje, alguns modelos contam com recursos diferenciados, como os jatos de água de hidromassagem, característica que, até então, era mais exclusiva dos spas.


  • Spas

A sigla SPA significa “Saúde pela Água”, ou seja, é um item que proporciona benefícios à saúde através da água, com recursos como jatos de hidromassagem, ozonização, cromoterapia e até mesmo o próprio som da água, que é um elemento que causa relaxamento.


Normalmente, são utilizados em áreas externas, pois são maiores do que as banheiras e comportam mais de três pessoas em seus assentos. Além disso, alguns modelos possuem itens extras de conforto, como coolers, frigobares, cascatas e aquecedores.

  • Ofurôs

Originados no oriente, os ofurôs são muito característicos, devido seu formato arredondado, com assentos internos que comportam até duas pessoas.


Com maior profundidade que as banheiras sua altura chega até mesmo a cobrir com água, os ombros de quem o está utilizando. Normalmente, são projetados para a área externa, porém é possível tê-los até mesmo dentro dos banheiros.


Os ofurôs mais tradicionais são redondos e feitos em madeira, entretanto não possuem muitas tecnologias. Hoje em dia, assim como as banheiras, já existem modelos mais atuais, com jatos de hidromassagem, formatos e materiais variados, como acrílico, plástico e fibra de vidro,




Benefícios de ter um spa em casa


Spa é sinônimo de relaxamento e bem-estar, logo ter um em casa é exatamente isso. Cuidar da nossa saúde e reservar momentos para descanso é mais do que essencial para conquistarmos uma melhor qualidade de vida, e o spa é uma forma perfeita para isso, pois a diferença que proporciona no dia a dia é inegável.


Por si só, a água já oferece benefícios, com os jatos de hidromassagem o relaxamento proporcionado pelo spa é ainda mais potencializado.


Quando conta com água aquecida, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, diminuindo dores e inchaços, sendo extremamente benéfico às pessoas que contam com problemas de saúde como artrite, reumatismo, entre outros.


Além disso, estimula a drenagem de líquidos corporais, reduzindo inchaços indesejados, alívio de dores musculares e melhoria da qualidade do sono. A água quente ainda garante uma pele mais bonita e limpa, pois dilata os poros e ajuda a eliminar as impurezas enquanto a tonifica.


Claro, os benefícios não se restringem apenas ao relaxamento e descanso, o spa em casa ainda agrega valor ao imóvel e muita sofisticação ao ambiente, tornando-os únicos e fazendo da casa um lugar muito mais especial e personalizado para os moradores.




Banheira, spa ou ofurô: qual a melhor opção?


Depois de entender as diferenças e características de cada um, temos algumas dicas para você fazer a melhor escolha para sua casa e atender todas as suas necessidades.


Primeiramente, é importante ressaltar que todas as opções devem ser pensadas com bastante antecedência, para que o projeto seja feito detalhadamente, com muita cautela nas especificações dos produtos e requisitos técnicos de instalação, garantindo assim eficiência e um resultado que além de satisfatório, seja duradouro.


Ao considerar uma das opções para sua residência, deve-se levar em consideração e avaliar os seguintes pontos:


  1. Estilo de vida - você é o tipo de pessoa que gosta de receber mais pessoas? Prefere estar em contato com o ar livre? Perguntas como essas servem para que a escolha se adeque e atenda todos os seus requisitos.

  2. Espaço da instalação - o ambiente para a instalação da banheira, spa ou ofurô será externo ou interno? Tem as medidas adequadas para que o espaço fique confortável e o ambiente harmônico?

  3. Local da instalação - em função não apenas da estética, mas da segurança e durabilidade das pessoas que utilizarão o espaço, há pisos e revestimentos adequados para estas áreas que devem ser levados em consideração?


Depois de analisar todos os aspectos, se sua casa tiver espaço adequado é possível considerar mais de uma opção para o seu spa, garantindo assim maneiras diversas para conquistar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida própria e dos familiares.


Como desenvolver um projeto de spa em casa?


Gostou do que leu e agora sonha em ter uma banheira, spa ou ofurô em casa? O escritório Cubo Arquitetura pode ajudar nessa missão, desenvolvendo um projeto perfeito que se encaixe em todas as suas especificações e atenda às suas necessidades e dos familiares, sempre tendo como foco a beleza e funcionalidade.


Clique aqui e converse conosco sobre sua ideia.


826 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page