top of page
  • Foto do escritorCubo Arquitetura

10 ideias de arquiteto para decorar um apartamento pequeno

Atualizado: 2 de mar. de 2021

É cada vez mais comum encontrar imóveis menores para morar, principalmente em cidades maiores. Por isso, o arquiteto e o designer de interiores precisaram buscar por alternativas diferenciadas e criativas para projetar ambientes confortáveis e funcionais em espaços pequenos.


A decoração de apartamentos pequenos requer um projeto muito bem desenvolvido, com soluções práticas e efetivas para proporcionar o melhor aos moradores, sanando todas as suas necessidades e desejos dentro do espaço disponível. Essa tarefa não é tão simples de ser executada, mas está longe de ser difícil.


Por isso, nesse artigo trouxemos 10 ideais de arquiteto para decorar um apartamento pequeno, continue a leitura e aproveite!

Como decorar um apartamento pequeno?


O segredo para decorar um apartamento pequeno de maneira eficaz é focar na otimização dos espaços através de soluções práticas e criativas.


Sim, mesmo em um apartamento pequeno é possível ter uma decoração funcional e trazer a sensação de amplitude aos cômodos. Confira as 10 dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa:


1 – Aposte em ambientes multifuncionais


Como o próprio nome diz, ambientes multifuncionais são espaços que podem ser utilizados para mais de uma função, fazendo com que os espaços sejam mais bem aproveitados.


Essa é uma das alternativas mais praticadas para otimizar o espaço de apartamentos pequenos, pois através dela é possível desenvolver ambientes super funcionais e aconchegantes, que podem ser utilizados para diversas tarefas.


Podemos citar como exemplos de ambientes multifuncionais, salas que também são home office ou varandas que também são salas de jantar.



2 – Invista em móveis planejados


Comprar móveis e quaisquer outros itens de marcenaria para apartamentos pequenos pode ser um grande desafio, pois além de todo o trâmite de levar os móveis até o andar do seu lar, muitas vezes as medidas podem não se encaixar perfeitamente com os cômodos e acabar ocupando um espaço que poderia ser muito mais bem aproveitado.


Investir em móveis planejados é uma ótima dica para a decoração de apartamentos pequenos. Eles são desenvolvidos por profissionais qualificados após uma conversa sobre seus desejos e necessidades.


Cada móvel é projetado levando em consideração a composição, funcionalidade e encaixe no ambiente, tendo medidas exatas para um melhor aproveitamento de espaço, otimizando cada cantinho do seu apartamento.


Os móveis planejados ainda são fáceis de serem instalados, pois são pré-montados e a montagem final é feita dentro do apartamento, nos locais previamente definidos, o que facilita o transporte até o lar.


3 – Conte com espaços de armazenamento


Ter espaços de armazenamento para que você possa guardar devidamente todos os seus itens é mais do que essencial.

Os móveis planejados são ótimos para isso. Você pode criar bancos, camas e outros móveis que possuam um baú em seu interior, desenvolver armários com aberturas e espaços internos mais funcionais.

Você também pode apostar em armários suspensos e prateleiras, são ótimos para organizar, guardar coisas e ainda podem servir como decoração. Lembre-se, é melhor ter espaço de sobra do que faltando.



4 – Utilize móveis retráteis


Uma boa opção para apartamentos pequenos é o uso de móveis retráteis na decoração, ou seja, móveis que quando não estão sendo utilizados podem diminuir de tamanho ou até serem dobrados e guardados. Existem diversos móveis nesse estilo, como mesas, cadeiras, bancos, sofás, camas, etc.

5 – Invista em elementos que ampliem os ambientes


Sim, existem diversos elementos que podem ser utilizados na decoração do seu apartamento para dar a sensação de amplitude aos ambientes.


Os espelhos, por exemplo, proporcionam essa sensação e ainda podem ajudar a tornar os ambientes mais leves e iluminados, refletindo a luz natural.

Mas não abuse, utilize-os com moderação para que o ambiente não fique confuso e desconfortável.


Móveis retos também são ótimos para causar essa sensação de amplitude no ambiente, com suas linhas retas, lisas e longas.


6 – Se possível, amplie o apartamento criando ambientes integrados


Essa é uma dica ótima para aqueles que possuem um apartamento próprio, pois requer uma reforma um pouco maior do que apenas comprar móveis e objetos decorativos.


Uma técnica muito utilizada para decorar apartamentos pequenos e dar a eles uma sensação de amplitude é a integração de ambientes.


Para isso, muitas vezes é necessário quebrar algumas paredes. O mais comum é integrar a cozinha, sala de jantar e sala de estar, ou a sala de jantar com a varanda, ou o home office com a sala de estar, enfim, são várias as opções de combinações que podem ser feitas.


O arquiteto responsável pela obra saberá te dizer quais são as opções mais viáveis e funcionais.



7 - Atenção à paleta de cores


A paleta de cores do ambiente é um ponto chave para a decoração.

Em apartamentos pequenos, o ideal é utilizar cores mais sóbrias e neutras nas paredes, pois causam a sensação de amplitude no ambiente.


Mas pode ficar tranquilo, isso não significa que sua casa irá ficar sem vida, você pode dar toques de cores em alguns móveis e itens decorativos.


Utilizar móveis de cores claras também ajuda a criar a sensação de um ambiente mais amplo.



8 – Utilize as portas para integrar e separar ambientes


Pode parecer que não, mas as portas são um detalhe que faz a diferença na decoração de apartamentos pequenos.


Ao possuir um apartamento com ambientes integrados, você pode por exemplo, substituir algumas paredes por portas de correr, tendo assim uma forma de separar os cômodos caso necessário, mas ainda podendo deixá-los integrados e mais amplos.


Substituir algumas portas comuns como a de closets, por exemplo, por portas de correr também é uma forma de otimizar os espaços, uma vez que são menos espaçosas que as portas comuns.


9 – Os pisos também ajudam a integrar ambientes


Outro detalhe que muitos não dão atenção, mas que pode fazer a diferença é o piso.

Utilizar o mesmo piso nos ambientes ajuda a proporcionar a sensação de integração e amplitude dos cômodos. Escolha pisos de materiais e cores que combinem com o restante da decoração para criar um ambiente harmônico.


10 – Aproveite as paredes


A decoração de apartamento pequeno deve ser muito bem pensada e planejada para não sobrecarregar e deixar os ambientes desconfortáveis.

Utilizar as paredes é uma ótima forma de trazer a sua personalidade ao lar, sem tirar espaços importantes de circulações ou móveis importantes.


Você pode investir em quadros, murais, prateleiras, nichos, enfim, uma variedade de itens que podem ser utilizados para trazer vida aos ambientes.



Gostou das dicas? Decore seu apartamento da melhor forma e viva em um ambiente confortável, aconchegante e funcional.


Para colocá-las em prática você pode contar com o escritório Cubo Arquitetura. Nossa equipe está mais do que preparada para transformar o seu apartamento pequeno em um espaço fantástico para viver.


Saiba mais sobre nossos profissionais e aproveite para conferir nossos projetos clicando aqui.


Temos certeza de que podemos te ajudar a transformar o seu apartamento no lar dos sonhos. Entre em contato com a gente clicando aqui e tenha ambientes funcionais, confortáveis, lindos e harmônicos.


Quer conferir mais conteúdos como esse? Acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais:

Instagram: @cubo_arquitetura

Facebook: /cubo.arq.br

Pinterest: /cubo_arquitetura

1.358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page